HST realiza primeira semana da Enfermagem

Terça-feira, 7 de maio de 2019

Em comemoração ao Dia Mundial da Enfermagem, 12 de Maio, o Hospital Santa Teresinha organizou uma semana inteira de programação especial para seus colaboradores da área. O objetivo, além de comemorar, é oferecer capacitação e ampliar os conhecimentos desses importantes profissionais.

A programação iniciou nesta segunda-feira, 6, com a abertura oficial, que contou com a presença do presidente do HST, o advogado Pedro Michels Neto, do diretor geral, Vitor Hugo Abitante e do diretor técnico, José Nazareno Goulart Júnior. “A enfermagem é peça fundamental no processo de acolhimento e tratamento dos pacientes. São vocês os responsáveis pela imagem do hospital frente à comunidade e graças ao empenho e dedicação de cada um desta equipe o Hospital Santa Teresinha vem tornando-se cada vez mais humanizado em seu atendimento”, destacou o presidente Pedro Michels Neto. As 15 horas aconteceu a palestra: ‘Inteligência Emocional’, com o médico psiquiatra, Dr. Eugênio Henrique Heidemann. As 17h30min, aconteceu a simulação de Atendimento da Enfermagem em Reanimação Cardiopulmonar, ministrada pelo coordenador do Serviço de Urgência e Emergência do HST, Dr. José Nixon e pela coordenadora de enfermagem do Serviço de Urgência e Emergência do HST, Amanda Leal.

Nesta terça-feira, 7, as atrações começam ainda pela manhã, as 7 horas, com a palestra: ‘Alimente-se bem, viva melhor”, com coordenadora do serviço de nutrição hospitalar do HST, Dra. Morgana Prá. As 15 horas a Dra. Eletânia Esteves de Almeida, infectologista e coordenadora médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HST, fala sobre a importância da higiene das mãos para reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados com a saúde. As 18 horas acontece a palestra: ‘Sinais de descompensação clínico da criança: atuação da enfermagem’, com a enfermeira coordenadora da Pediatria do HST, Morgana Del Canale.

Na quarta-feira, 8, mais uma edição da palestra: ‘Alimente-se bem, viva melhor”, com coordenadora do serviço de nutrição hospitalar do HST, Dra. Morgana Prá. As 10 horas, o workshop: ‘Cateteres periféricos: novas recomendações da ANVISA garantem segurança na assistência’, ministrado pela gerente de enfermagem, Rosiane Bittencourt Folchini. As 15 horas, a psicóloga clínica e organizacional do HST, Carolinna Kuerten Marcelino Fernandes, fala sobre: ‘A importância de uma enfermagem humaniza’. As 18 horas, mais uma vez, a Dra. Eletânia Esteves de Almeida, infectologista e coordenadora médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HST, fala sobre a importância da higiene das mãos para reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados com a saúde.

Na quinta-feira, 9, às 10 horas acontece o workshop: ‘Medicamentos de alta vigilância e o cuidado da enfermagem’, ministrado pelas farmacêuticas do HST, Edinara Stang, Valeska Koch e Juliana Ballmann. As 15 horas tem a palestra: ‘Dieta enteral, feridas e melhora do paciente com aporte nutricional adequado’, ministrada pela nutricionista e consultora técnica, Mônica Gheleri. As 18 horas acontece a palestra: ‘Atuação da enfermagem no bloco cirúrgico’, com a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico do HST, Lady Sheila Calegario e a enfermeira do CC, Itatiana de Souza.

A semana encerra com a Sessão Cinema, em dois horários, as 7h e às 15 horas, com o Núcleo de Segurança do Paciente e as metas internacionais. “Essa é a primeira edição da Semana de Enfermagem, uma forma do Hospital Santa Teresinha valorizar este profissional tão importante”, completa o diretor geral, Vitor Hugo Abitante.

 

Comentários