Pacientes do 4º Mutirão de Cirurgias de Catarata do HST retornam neste domingo

Quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Os pacientes dos 18 municípios da região da Amurel/Amrec que participaram da quarta edição do Mutirão de Cirurgias de Catarata do Hospital Santa Teresinha, voltam neste domingo, 1 de dezembro, para realização de retorno médico pós-cirúrgico.

Mais de 500 procedimentos foram realizados nesta edição, um acolhimento de mais de 1200 pessoas em três dias de cirurgias. A catarata é a doença responsável pela cegueira da maior parte da população do planeta e atinge grande parte das pessoas na terceira idade. “Receber esses idosos em nosso hospital e transformar esse dia em um momento agradável, em um ambiente saudável e feliz foi recompensador. São experiências como esta que nos colocam em avaliação e que nos fazem exercermos nossa humanização de um jeito mais direto”, relembra a gerente administrativa, Helena Henriques Ramos.

Nas quatro edições de mutirão de cirurgias do HST foram realizados mais de 2500 procedimentos, aproximadamente 5 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente. “Mesmo sendo apenas no domingo, toda estrutura para receber os pacientes já foi organizada. Os atendimentos iniciam às 6 horas e devem levar toda manhã”, explica a gerente de saúde, Maiara Wessling Ghizoni.

É importante lembrar que os pacientes devem portar documento com foto. Aqueles com mais de 60 anos, obrigatoriamente, precisam de acompanhante e as suas medicações habituais devem ser utilizadas normalmente.

Voltam para o retorno médico, pacientes dos municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Urussanga e Tubarão. Os horários de atendimento de cada município estão disponíveis nas redes sociais do HST e no site da entidade.

 

 

Comentários